Inicia a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Acre

Conferencia Saúde 15 Informações Saudáveis para uma Vida Susntentável

Inicia a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Acre

Foi aberta na noite desta terça-feira, 18, no auditório da Faculdade Da Amazônia Ocidental (Firb/Faao), com a presença de mais de 700 participantes, a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Acre. O governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, participaram da solenidade.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) está representado pelos Conselheiros Geordeci Souza, Wanderley Gomes da Silva e Fernando Pigatto “Peixe”. Delegações dos 22 municípios do Acre, conselheiros estaduais e municipais, parlamentares, membros do governo do Estado e municípios, Ministério Público Estadual (MPE), trabalhadores da Saúde, usuários do SUS e estudantes participam da Conferência.

Para o governador Tião Viana, a Conferência representa a expressão da força democrática dos trabalhadores da saúde, dos usuários do SUS e daqueles que asseguram seu funcionamento.

“Com união e responsabilidade vamos assegurar uma grande gestão, com dedicação de todos os condutores do sistema e mais financiamento nacional para assegurar o futuro da classe trabalhadora da saúde no Brasil”, declarou Tião Viana.

O prefeito Marcus Alexandre afirmou que o encontro representa um momento de reflexão para eleger os avanços e as prioridades da saúde pública do estado e levá-los ao debate nacional. “Hoje, o Acre vive uma nova realidade e a conferência será fundamental para avaliar os passos dados até aqui”, destaca o prefeito.

O procurador-geral de Justiça em exercício, Carlos Maia, destacou a valorização da saúde pública no Estado e disse que o momento é ideal para o Estado mostrar o que tem de melhor no evento nacional. “O momento é de estabelecer propostas e diretrizes para o Acre dar sua contribuição na Conferência Nacional”, disse o representante do MPE.

O Conselheiro Nacional de Saúde, Geordeci Souza, parabenizou o Estado pelo ato democrático de valorização das diretrizes de saúde pública. “São poucas as conferências estaduais que o governante compõe o dispositivo com a gente para discutir a melhoria do SUS. Isso contribui para a consolidação do sistema e a melhoria dos serviços”, afirmou o conselheiro.

Para a nova presidenta do Conselho Estadual de Saúde, Rossana Freitas, o evento demonstra união, força democrática e social. “A defesa do SUS é nossa principal bandeira dentro do Conselho Estadual de Saúde do Acre. Vamos fazer uma gestão comprometida e participativa em sua defesa”, garantiu a conselheira recém-empossada.

O coordenador-geral do evento, Erenilson Souza, lembrou que estes debates são preparatórios para a 15ª Conferência Nacional de Saúde. “O Acre quer dizer ao Brasil que está preocupado com a saúde pública”, comenta Souza.

A conferência ocorre até 21 de agosto das 8 às 18 horas e é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). O evento visa avaliar e discutir oito eixos temáticos a partir do SUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *