Seminário irá discutir direito à saúde, mercado financeiro e Estado no Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS

Conferencia Saúde 15 Informações Saudáveis para uma Vida Susntentável

Seminário irá discutir direito à saúde, mercado financeiro e Estado no Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS

O Seminário Direito à saúde, mercado financeiro e Estado é uma realização do Conselho Nacional de Saúde em parceria com o Conselho Estadual do Rio Grande do Sul. O evento acontece no dia 21 de janeiro das 09 às 12h na Tenda 3, no Parque da Redenção em Porto Alegre/RS. A atividade faz parte da programação do Fórum Social Mundial um dos eventos mais importantes para os movimentos sociais da América-Latina, que acontece de 19 a 23 de janeiro na mesma cidade.

A atividade contará com a participação do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Santos, do procurador da República e secretário de Relações Institucionais da Procuradoria Geral da República, Peterson Pereira, do professor Ladislau Dawbor, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães; e de Socorro de Souza, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-presidenta do CNS.

O debate entorno do tema da saúde como um direito é umas das principais bandeiras do CNS ao longo de sua trajetória. O mercado financeiro transformou a saúde e a educação como produtos a serem negociados, cabe ao controle social apresentar saídas para que esses direitos sejam garantidos com melhores indicadores sociais.

O presidente do CNS, Ronald Santos, afirma que a grande disputa está na lógica do capital, “o mercado financeiro tem como objetivo o lucro, os defensores da saúde buscam melhores resultados no desenvolvimento social”. Para Ronald o Estado possui uma grande responsabilidade que é defender os direitos socais baseados no controle social.

Em sua 15ª edição o Fórum Social Mundial terá como tema Justiça Social e Ambiental – Um outro mundo é possível, , o FSM contará com mais de três mil participantes e uma agenda intensa sobre diversos temas ligados os movimentos socais.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Ronald Santos: farmacêutico concursado do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina e assessor técnico do Conselho Regional de Farmácia de SC. Também é membro da Direção Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e presidente do Conselho Nacional de Saúde, no triênio 2015-2018.

Maria do Socorro Souza: Filosofa, mestre em Política social, sindicalista, foi presidenta do Conselho Nacional de Saúde e coordenou a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em dezembro de 2015.

Peterson Pereira: procurador da República e Secretário de Relações Institucionais do Ministério Público Federal. Atuou na Ação Civil Pública que exigiu os restos a pagar no Ministério da Saúde. Assim como no SIOPS, na EBSERH e na contratação de servidores do Hospital Universitário da UnB, entre outros.

Ladislau Daubor: formado em economia política pela Universidade de Lausanne, Suíça; Doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, Polônia (1976). Atualmente é professor titular no departamento de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nas áreas de economia e administração.

Samuel Pinheiro Guimarães: Embaixador da República, formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1963, ingressou no Itamaraty nesse mesmo ano. Com mestrado em economia nos Estados Unidos – onde serviu seis anos como cônsul em Boston e depois como conselheiro da missão brasileira junto à ONU – e autor do livro Quinhentos Anos de Periferia, que analisa em profundidade a situação do Brasil no mundo.

Serviço:

O que: Seminário Direito à Saúde, mercado financeiro e estado.

Quando: 21 de janeiro de 2016

Onde: Tenda 3, Parque da Redenção, Porto Alegre/RS

Horário: 09 às 12h

Contato: Assessoria de imprensa – Mariana Moura: 61 8169 4879/ 3315 2560

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *